INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


1. Ilha Wrangel: A Ilha Wrangel está localizada no Oceano Ártico, entre os mares de Chukchi e da Sibéria Oriental, na Rússia.
Alha está situada no Okrug Autônomo de Chukotka, na Rússia. Está quase sobre o meridiano 180 (71° 14′ N, 179° 25′ O) . A ilha mais próxima é a Herald Island, a 60 km a leste.
Tem cerca de 7600 km² de superfície e 125 km de comprimento. O ponto mais alto é o monte Sovetskaya, com 1096 m de altitude. A ilha é lar de uma reserva natural que abriga a maior concentração mundial de tocas onde nascem ursos polares. [escrito pela IA. Capítulo 31, Residência dos Cullen]


2. Ruínas de Pachacámac: As ruínas de Pachacámac são um sítio arqueológico localizado em Lurín, distrito que faz parte da cidade de Lima. No Peru está repleto de complexo arqueológicos erguidos há séculos. Cerca de 40 Km da capital ficam as ruinas de Pachacámac, um sítio arqueológico que é uma amostra da rica história dos povos originais peruanos.
O complexo abriga as construções remanescentes de um local sagrado erguido em homenagem ao deus Pachacámac aproximadamente em 200 d.C., ou seja, são ruínas com mais de mil anos de existência.
Por muitos séculos desde a sua construção, as ruínas foram um dos principais santuários do Peru. Multidões se dirigiam para o local para participar dos vários rituais andinos de culto a Pachacámac que aconteciam por lá.  
Segundo a mitologia dos nativos da região, no princípio do mundo, não havia alimentos. Por causa disso, o primeiro homem e a primeira mulher morreram de fome. Na sequência, o Sol fecundou a mulher, mas a criança foi morta por Pachacámac, por ciúme. A divindade despedaçou e enterrou a criança, e de suas partes nasceram todos os alimentos essenciais, permitindo que a humanidade pudesse finalmente sobreviver. 
No local, são muitas as atividades disponíveis para mergulhar nesse exemplar da história peruana. São quase 20 pirâmides dos templos sagrados feitas em formato escalonado em adobe (Templo Pintado, Templo Viejo e Templo del Sol), além de casas de adobe e centros de cerimônias. 
Há também o Museo Pachacámac, com informações sobre a rica história do local e exposições permanentes. No Museo Pachacámac se encontra o tótem original que representava Pachacámac e que foi encontrado nos trabalhos de escavação do sítio arqueológico entre o século 19 e 20. [Machu Picchu. Capítulo 53, Festa do Pijama]


3. Lago Titicaca: 
O Lago Titicaca é o lago navegável mias alto do mundo e o maior da América do Sul. As águas azuis do lago Titicaca possui 8.200 quilômetros quadrados ao longo da fronteira do Peru e da Bolívia.
Às vezes descrito como um “mar interior”, é o lar de comunidades indígenas aimarás, quéchuas e uros e fica a uma altitude de cerca de 3.800 metros na cordilheira central dos Andes, o que o torna o lago navegável mais alto do mundo.
Mais de três milhões de pessoas vivem ao redor do lago e dependem das suas águas para pescar, cultivar e atrair turistas que impulsionam a economia de uma região que de outra forma seria marginalizada. [escrito por: Zack Guy e Claudia Rebaza - CNN. Capítulo 53, Festa do Pijama]


4. Charango: O Charango é um instrumento musical de cordas, de origem sul-americana, que pertence à família do alaúde. É um instrumento muito utilizado em países como o Peru, Equador, Chile, Bolívia e Argentina.
As características do Charango é que ele é um instrumento pequeno, com cerca de 66 cm de comprimento; é composto por uma caixa de ressonância, braço de madeira e cinco cordas duplas; a caixa de ressonância é geralmente feita de carapaça de Tatu; a afirmação do Vharango é reentrante, semelhante à do Ukulele.
A origem do Charango remonta à era colonial, quando os navios da América do Sul tentaram imitar a Vihuela, um instrumento Espanhol. Os primeiros Charangos foram construídos com madeira laminada de embalagens de mercadorias trazidas pelos Espanhóis.
A construção do Charango é composto por vários elementos, como a tampa harmônica, a cabeça ou paleta, as cravelhas, o cavalete, o cabo, o diapasão e a caixa de ressonância. [escrito pela IA. Capítulo 53, Festa do Pijama]

5. It's My Life - Mido and Falasol [original - Bom Jovi]
    A música "It's My Life" é dá banda de Rock Bom Jovi. Essa música é um hino de afirmação pessoal e independência, o seu lançamento foi em 2000, a canção se tornou rapidamente um dos maiores sucessores do grupo, marcando uma geração com sua refrão poderoso e mensagem de autoempoderamento.
    A letra é muito romântica e fala sobre encontrar o amor, mas não estar pronto para ele.        É um tema que com certeza gera um bom hit.
    O K-drama "Hospital +Playlist" os protagonista cantam essa música.
    O drama coreano "Hospital +Playlist" foi um sucesso e teve duas temporadas lançadas entre os anos de 2020 e 2021. Conta a historia de cinco amigos que se conheceram na faculdade de medicina e no tempo atual trabalham no mesmo hospital. Entre um atendimento hospitalar e outro, o quinteto alimenta o seu amor pela música com uma banda de garagem chamada "Mido and Falasol", os cinco cantam os maiores hits de seus dias de juventude.
    Os artistas populares do K-Pop, Rock e R&B coreano que se juntaram à trilha sonora de "Hospital Playlist", algumas músicas são cantadas pelo próprio elenco, formado por Jeon Mi Do; Jo Jung Suk; Jung Kyung; Kim Dae Myung e Yoo Yeon Seok. [Capítulo 63, Viagem a Seattle]




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. WWW.WIKIPEDIA.COM.BR - sobre a Ilha de Wrangel.
1.1 Sobre a ILHA de WRANGEL na visão dos Nephilins.
2. GUY, Z.; REBAZA, C. Lago Titicaca, o corpo de água navegável mais alto do mundo, está secando: Imagens de satélite de 1992 a 2020 mostram que o lago perde cerca de 120 milhões de toneladas métricas de água por ano. CNN Brasil, Nov. 2023. Acesso em: WWW. CNNBRASIL.COM 
3. Pachacámac: conheça a história das incríveis ruínas em Lima. Machu Picchu: Junho, 2023. Acesso em: MachuPicchuBrasil.com.br
4. Sobre o Charango
5. Letras.Mus - sobre o K-Drama Hospital Playlist

Sem comentários: